O Município

Dados do município

Dados do município/localização

Fundação: 31/10/1958
Emancipação Política: 31 DE OUTUBRO
Gentílico: PENAFORTENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesoregião: SUL CEARENSE
Microregião: BREJO SANTO
Distância para a capital: 545,00

Dados de características geográficas

Área: 141,93
População estimada: 8888
Densidade: 62,62
Altitude: 507
Clima: TROPICAL DE ALTITUDE
Fuso Horário: UTC-3
é um município brasileiro situado no extremo sul do estado do Ceará. Sua população estimada em 2016 era de 12,888 habitantes.
Penaforte foi fundado em 31 de outubro de 1958, com território desmembrado do município de Jati.[7]

O município de Penaforte inicialmente denominou-se de Baixio do Couro, mais tarde, chamou-se Presidente Vargas e finalmente recebeu o nome de Penaforte, em homenagem ao ilustre filho de Jardim, o Cônego Raimundo Ulisses Penaforte. Era este, figura destacada do clero cearense, jornalista, orador primoroso, autor de vários trabalhos de real mérito sobre assuntos religiosos, filosóficos e históricos, além de pertencer a inúmeras associações culturais brasileiras e estrangeiras. O município de Penaforte foi desmembrado do de Jati, que também fizera parte do território de Jardim. Seu povoamento está ligado ao intercâmbio entre Pernambuco e Ceará, graças à sua posição fronteiriça e de parada para muitos viajantes que enfrentavam as poeirentes estradas em busca do Cariri cearense. Dentre as famílias dos primeiros povoadores destacam-se os Matias, Ângelo, Leite e Ferreira. Penaforte é o município mais meridional do Estado do Ceará. Gentílico: peanafortense

Distrito criado com a denominação de Penaforte ex-povoado, pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, subordinado ao município de Jati. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Penaforte figura no município de Jati. Elevado à categoria de município com a denominação de Penaforte, pela lei estadual nº 4224, de 31-10-1958, desmembrado de Jati. Sede no antigo distrito de Penaforte. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-03-1959. Em divisão territorial datada de 1-VI-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: Penaforte, Juá e Santo André.

Penaforte é o município mais meridional do Estado do Ceará
Igreja Católica A igreja tem como padroeira Nossa Senhora da Saúde, tendo sido seu primeiro vigário o Monsenhor Alcantara, segundo o Monsenhor Manoel Feitosa, terceiro o Monsenhor Nicodemos Benício Pinheiro, quarto o Padre José Sampaio, quinto o Padre José Antonio do Nascimento, e agora o atual o Padre José Almeida dos Santos nascido na cidade de João Alfredo em Pernambuco.

Várias Igrejas Evangélicas, denominadas como Ministérios: Igreja Missionária Internacional Peniel; Assembleia de Deus Templo Central; Batista Maranata; Deus é Amor; Congregação Cristã; Adventista do 7º Dia; Testemunhas de Jeová; Assembleia de Deus Sol da Justiça; Assembleia de Deus Missão Pará.
Penaforte (6.805 habitantes)
Santo André (900 habitantes)
Juá (500 habitantes)

Sem informações até o momento

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito